segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Reflexões sobre como lidar com nossos impulsos agressivos

Sobre a agressividade:
"Normalmente, associamos agressividade a algo negativo, pois sua apresentação mais comum remete-nos à questão da violência. No entanto, o verbo agredir, em português, refere-se à origem latina que etimologicamente compõe-se de "ad" + "gradior", o que designa um movimento. O étimo "gradus" significa dar um passo. Portanto, etimologicamente, agressividade significa mover-se para a frente, um atavismo ancestral para garantir a sobrevivência. Nesse contexto, a agressividade atende à Lei de Conservação, portanto, é movida pela pulsão de vida.


Embora a maioria de nós não se agrade da idéia de ter impulsos agressivos dentro de si, a verdade é que esses sentimentos agressivos existem em nós mesmos e a negação destes poderá trazer-nos prejuízos à vida psíquica."

Esta interessante reflexão sobre como lidar com nossos impulsos agressivos está no livro "O Código do Monte - As Virtudes do Sermão da Montanha", escrito pelo médico psiquiatra e psicoterapeuta Sérgio Luís da Silva Lopes. Em linhas gerais, o autor aborda O sermão da Montanha, traçando um paralelo entre as oito bem-aventuranças com os oito passos da caminhada evolutiva do espírito rumo à sua plenitude.